Congresso inicia ano legislativo com mensagem de Lula

02 de Fevereiro de 2023

 

Início do ano legislativo ocorreu em sessão solene, às 15h. Representantes do Executivo e do Judiciário também participam da cerimônia

Sandy Mendes - Rebeca Borges - Metrópoles

02/02/2023 14:59, atualizado 02/02/2023 16:15

O Congresso Nacional abriu, nesta quinta-feira (2/2), os trabalhos legislativos na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Além dos deputados e senadores, representantes dos Poderes Executivo e Judiciário também participaram da cerimônia.

Pelo rito tradicional, o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunicou a leitura de uma mensagem enviada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Diferentemente dos anos anteriores, a mensagem do Executivo será entregue pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e lida em plenário pelo primeiro-secretário da Mesa do Congresso, Rogério Carvalho (PT-SE), eleito nesta quinta. Há, ainda, a previsão de uma mensagem encaminhada pelo Poder Judiciário.

Em documento, o presidente defendeu a construção de um novo regime fiscal no Brasil. No texto, Lula também ressaltou as medidas aprovadas pelo Congresso Nacional antes mesmo de sua posse, como a PEC da Transição. O presidente também ressaltou a necessidade de construir novo regime fiscal para o país.

“Encontramos um Estado em profundo desequilíbrio fiscal. O teto de gastos teve efeitos destrutivos sobre as políticas sociais, ao mesmo tempo que se tornou absolutamente inócuo como instrumento de controle fiscal. Vamos construir um novo regime fiscal para o Brasil”, afirmou o presidente.

Após depredação

Os trabalhos do Poder Legislativo voltam do recesso depois dos ataques violentos e vândalos promovidos por golpistas em 8 de janeiro. Aos gritos de “faxina geral” e ao som do Hino Nacional, bolsonaristas ocuparam a Esplanada dos Ministério, em protesto contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições 2022.

Os extremistas invadiram o Congresso Nacional sob uma chuva de bombas de gás lacrimogênio. Logo depois, acessaram o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República. Vidraças, cadeiras e mesas dos dois prédios públicos foram quebradas. Funcionários do Congresso Nacional que estavam de plantão foram ameaçados.

Segundo a Câmara dos Deputados e Senado Federal, a estimativa dos danos causados aos prédios localizados ficou em torno de R$ 6,5 milhões.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), parabenizou ambas casas pelas ações contra os atos vândalos: “O Senado Federal e a Câmara dos Deputados se levantaram contra a barbárie cometida pela tentativa de golpe. Aprovaram rapidamente os atos necessários para a garantia da segurança e da ordem institucional. E deram um claro recado: juntos, os três Poderes da República jamais permitirão que qualquer aventura autoritária vingue em nosso país. Não permitirão que se trilhe, no Brasil, qualquer caminho que não seja o da democracia e o da Constituição”, escreveu.

Sessão legislativa

A sessão legislativa ordinária é o período anual de atividade regular do Congresso. Cada sessão legislativa divide-se em dois períodos legislativos: o primeiro vai de 2 de fevereiro a 17 de julho, e o segundo vai de 1º de agosto a 22 de dezembro.

Cada quatro sessões legislativas compõem uma legislatura. A sessão legislativa que se inicia nesta quinta é a primeira da 57ª legislatura.

O mandato de um deputado federal corresponde a uma legislatura, já os senadores têm mandato equivalente a duas legislaturas.

*Com informações da Agência Câmara

 



Escrever

Comentários (0)

Sem comentários, seja o primeiro a comentar clicando aqui.



{"controller":"index","action":"noticia","tipo":"midia","id":"6027","module":"default"}