Iniciativa ecológica de professor muda realidade de escola no DF

15 de Outubro de 2019

 

Metrópoles - Centro Educacional Agrourbano Ipê acumula 11 prêmios e menções honrosas, incluindo concurso internacional em Dubai

Andre Borges/Esp. Metrópoles Fernando Caixeta 15/10/2019 5:21

Em um bairro misto entre as zonas urbana e rural, projetos desenvolvidos em uma escola pública do Distrito Federal se destacam na missão de despertar, em crianças e adolescentes, a importância da consciência ambiental e preservação da natureza. No Centro Educacional Agrourbano Ipê, localizado no Caub I, os alunos são estimulados por projetos que promovam a sustentabilidade, com o mínimo impacto ambiental. Também participam ativamente de ações de reflorestamento e recuperação de nascentes.

Neste Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, o Metrópoles conta como o esforço coordenado da equipe e das iniciativas idealizadas pelo educador Leonardo Hatano transformou a realidade escolar. O biólogo é autor de várias práticas pedagógicas bem-sucedidas na unidade de ensino. Ele aproveita as atividades para desenvolver o próprio conteúdo ensinado em sala de aula, e também abre espaço para a multidisciplinaridade.

O plano pedagógico baseado em experiências vem trazendo resultados. Nos últimos seis anos, o CED Agrourbano Ipê acumulou 11 premiações ou menções honrosas, incluindo o Zayed Sustentability Prize — concurso internacional que consagra as iniciativas com maior potencial sustentável. O centro de ensino enviou representantes aos Emirados Árabes para receber o troféu da edição do ano passado, em Dubai.

A metodologia também refletiu no desempenho do colégio nas avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A escola já atingiu as metas traçadas para 2021 no Ensino Fundamental. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a unidade tem o melhor desempenho entre as instituições públicas da região.

Na escola, a Lei de Lavoisier é demonstrada na prática. Dizia o químico francês que “na natureza, nada se perde, tudo se transforma”. O conceito pode ser visto no tanque de tilápias mantido pela unidade. O processo começa com a captação da água da chuva, que vai direto para um reservatório com capacidade para 11 mil litros, onde foram inseridos 300 alevinos da espécie, seis carpas e dois cascudos, num sistema definido como aquaponia.

“Esse sistema funciona da seguinte forma: a água do fundo do tanque, que possui a maior quantidade de microorganismos, vai para um canteiro de plantas. Nesse canteiro, haverá bactérias presentes no substrato, que transformará a matéria orgânica em amônia. Outra bactéria transformará a amônia em nitrito e outra faz a conversão em nitrato, que é o adubo das plantas. Esses vegetais farão a absorção dessas substância e a água retornará para o tanque. Funciona como um biofiltro”, explica Leonardo Hatano.

Outro experimento com peixes, agora com espécies ornamentais, serviu para exemplificar o que os estudantes aprenderam nas aulas de genética. O professor conseguiu matrizes da espécie guppy — tipo comum em aquários —, que demonstraram como ocorre a transmissão de características hereditárias.

“Fizemos os cruzamentos e conseguimos chegar à segunda geração. Foi interessante porque, por exemplo, coincidiu a proporção de peixes albinos no cruzamento com dois pigmentados”, ensina o professor.

 “Pegando por esse gancho, nós resolvemos incentivar a criação de peixes ornamentais pela comunidade, demonstrando que é possível criar num espaço pequeno. Fizemos um comparativo de preço, no qual o quilo da tilápia sai a R$ 25 e o trio de matrizes de guppy gira em torno de R$ 300”, conclui Hatano.

https://www.metropoles.com/distrito-federal/educacao-df/iniciativa-ecologica-de-professor-muda-realidade-de-escola-no-df

 



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