TFFA ministra curso sobre “Controle da Vassoura-de-bruxa” em festival internacional

03 de Outubro de 2018

 

O TFFA Geraldo Sousa Costa, presidente da ATEFFA-PA foi o instrutor do minicurso sobre “Controle da Vassoura-de-bruxa” no V FESTIVAL INTERNACIONAL DO CACAU E CHOCOLATE – V FICC, realizado na capital paraense.

Dentro da programação oficial do Festival de Chocolate, Flores e Biojóias realizada no período de 27 a 30 de Setembro no Centro de Convenções Hangar em Belém do Pará, aconteceu o “V Festival Internacional do Chocolate e Cacau”, com uma vasta programação de eventos técnicos (Palestras, cursos, oficinas, mesa redonda etc...). O TFFA Geraldo Sousa Costa foi o instrutor do minicurso sobre “Controle da Vassoura-de-bruxa”, uma doença endêmica causada pelo fungo Moniliophthora Perniciosa que provoca muitos prejuízos para os que vivem e mourejam dentro do universo da cacauicultura caso não seja devidamente controlada.

O termo Vassoura-de-Bruxa é aplicado a um tipo de doença em que ocorre um desenvolvimento anormal do tecido meristemático ou superbrotamento na planta e é natural da região Amazônica, sendo considerada uma das mais ameaçadoras ao cultivo do cacaueiro. Quando não se adotam medidas de controle cultural, químico, biológico ou genético recomendados pelo sistema de produção do cacau para a Amazônia logo no seu aparecimento, a doença progride rapidamente através do vento e da água, comprometendo a produção.

O evento bastante concorrido, contou com a presença de 80 pessoas entre técnicos, produtores rurais e estudantes, e foi realizado na Estação de Recursos Genéticos da CEPLAC em Marituba-PA.

 

 

 

 

 



Escrever

Comentários (0)

Sem comentários, seja o primeiro a comentar clicando aqui.



{"controller":"index","action":"noticia","destaque":"1","id":"4440","module":"default"}