Realizado VI CONTEFFA. Goiás será sede do próximo Congresso

20 de Novembro de 2014

 

Em clima de alegria e desconcentração, mas ciente de que o cenário político para os próximos dois anos não será fácil, serão dois anos difíceis e de intenso trabalho para a categoria, foi encerrado no início da noite do dia 20 de novembro, na cidade de Bento Gonçalves- RS, o VI Congresso Nacional dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária – VI CONTEFFA. O evento teve como tema “A organização dos TFFA’s frente aos desafios do momento atual”.

O VI CONTEFFA contou com 416 participantes entre associados, acompanhantes, convidados e palestrantes e mais ainda do pessoal de apoio operacional. Além de bater o recorde de participantes o CONTEFFA foi considerado um sucesso pelo nível de participação, qualidade das discussões e propostas extraídas da plenária.

Como sempre acontece, ao final, não faltou disposição para sediar o próximo Congresso, onde o Estado de Goiás e Mato Grosso se candidataram, sendo escolhido, pela plenária, como palco do VII CONTEFFA o Estado de Goiás.

Teses e diretrizes

As três teses apresentadas em tempo, analisadas e aprovadas democraticamente pela categoria ajudaram a nortear o debate durante o Congresso. A tese guia, apresentada pela Diretoria Executiva da ANTEFFA, “Defesa e valorização da Classe por intermédio da organização Associativa”; a tese do “Plano de Carreira dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária” – Perspectivas e Desafios; “A Modernização da Inspeção e Fiscalização Sanitária e Animal no Setor do Leite” foram debatidas, aprovadas e direcionaram à uma série de indicativos, (28), dentre os quais o de: a) Reestruturar a forma de atuação politica da ANTEFFA - Articulação políticas nas bases - Criar Força Tarefa; b) Consolidar a ANTEFFA, trazer novos associados, especialmente os novos e os aposentados conscientizando-os das lutas da categoria, adotando uma política institucional para estes associados e; c) Melhorar a Capacitação dos servidores: 1 - Realizar eventos através da ANTEFFA; Capacitação em associativismo e sindicalismo moderno; 2 - Reativação dos Centros de Treinamento do MAPA. Os indicativos extraídos das plenárias deverão nortear os próximos passos da Diretoria da ANTEFFA para os próximos dois anos. Praticamente todos os congressistas, de uma forma ou de outra, apresentaram sua contribuição com intervenções e propostas coerentes sobre os diversos assuntos das três teses analisadas.

Formato do VI CONTEFFA

O Vl CONTEFFA foi sabiamente pensado de forma a permitir maior participação dos congressistas. Com palestras conectadas com os interesses das categorias representadas pela ANTEFFA. Isso aguçou o interesse dos congressistas, que tiveram uma participação muito mais rica e produtiva.

A programação do Congresso, clara e definida, com horários respeitados e conteúdo previamente definido foi um dos pontos de destaque.

Infraestrutura e organização

 A infraestrutura ampla e organizada proporcionou tranquilidade e condições de trabalho para os participantes se preocuparem somente com o Congresso, o que ficou demonstrado pela presença maciça dos congressistas em plenária.

Outro ponto que merece destaque, foram os trabalhos de grupo (oficinas) que aconteceram durante os três dias do CONTEFFA. Os grupos mantiveram a média de 48 a 51 pessoas, traduzindo o alto interesse dos participantes.

 

Homenagens, reconhecimento

Dois dos guerreiros que compõem a linha de frente do movimento que originou a criação da Associação foram homenageados e aplaudidos de pé. Antônio Lima, Agente de Atividades em Agropecuária (Paraná) e Felipe Boton, presidente da ATEFFA anfitriã.

Programação cultural

Não poderia deixar de faltar à mostra das tradições gaúchas que aconteceu por meio das apresentações do Coral do Instituto Tarcísio Michelon do Espetáculo “Persempre”; do Show Alma Gaúcha com o Grupo de folclore Rastros do Tempo e um final em grande estilo com a apresentação de show da Banda “Os Serranos”.

 

A avaliação da ampla maioria dos TFFAs participantes é de que o VI CONTEFFA representou um divisor de águas nos Congressos realizados pela ANTEFFA e apresentou uma nova perspectiva, pela possibilidade de apresentação de teses, pela programação proposta, e nível de participação na discussão de temas que, certamente, contemplaram grande parte dos interesses da categoria oferecendo tempo e oportunidade para discussões que geraram nas plenárias 28 indicativos que nortearão os próximos passos da Diretoria da ANTEFFA para os próximos dois anos. 



Escrever

Comentários (0)

Sem comentários, seja o primeiro a comentar clicando aqui.



{"controller":"index","action":"noticia","destaque":"1","id":"2802","module":"default"}