Após análise da Comissão teses a serem defendidas no CONTEFFA são publicadas.

(Clique no título da Tese para conhecer a Íntegra do trabalho

A primeira tese, apresentada pela Direção da ANTEFFA Carreira como um instrumento de valorizacao”, como o título traduz, privilegia a discussão da nova situação colocada a partir da aprovação da Lei 13.324 de 29 de julho de 2016, que estabelece a Carreira dos TFFA. O momento será de aprofundamento do conhecimento sobre a Lei e suas perspectivas.
A Tese nº 2, de autoria da associada Camila Menegon Teixeira Detanico, do estado de Santa Catarina aborda o novo sistema de inspeção em produtos de origem animal "Aplicacao da Norma Interna 022015 DIPOASDA e seu uso como ferramenta de gestao". Tal sistema já está implantado em Santa Catarina e tem demonstrado, segundo a autora, ser um sistema interessante pelo fato de, dependendo do desempenho da própria indústria, determinar a frequência de fiscalizações, supervisões e auditorias, porém, ao tempo em que o sistema alivia a carga de trabalho do próprio serviço, também questiona a necessidade de presença permanente dos servidores de inspeção/fiscalização nas indústrias, exceto onde se tem abate, com um cuidado maior onde se exporta. A questão central da tese aponta para um questionamento bastante sério: este processo poderá ser o primeiro passo para o caminho da terceirização?
André Tomé Coelho Lourenço, associado de São Paulo, é o autor da Tese nº 3 “Implementacao do HACCP ou APPCC nos estabelecimentos sob Inspecao Federal”. A tese em questão trata do sistema HAPPC, de conhecimento de todos que atuam em estabelecimentos que manipulam produtos de origem animal, e a discussão será de grande importância, considerando o enriquecimento trazido pelo debate e o acúmulo de conhecimento para toda a categoria.
Sindicato um Direito dos trabalhadores de organizao em prol da categoria” este é o título da Tese de nº 4, apresentada pelo associado José Jair Polo. Dado o interesse intrínseco das categorias representadas pela ANTEFFA ao tema, o debate tem a expectativa de esclarecimento e atualização do trabalho da Direção Executiva para a provável criação do sindicato dos TFFA e deve gerar um indicativo fundamental para a categoria.
A Tese nº 5, " Reestruturacao da Carreira um novo desafio a ser enfrentado "cujos autores são os associados Alisson Luiz Silva e Gabriel Augusto de Oliveira Lopes, ambos de Minas Gerais, corrobora com a discussão da Tese apresentada pela Direção Executiva da ANTEFA e aborda a reestruturação da carreira, tema que está na mente de todos os TFFA e, certamente, irá gerar um debate profundo no Congresso e a expectativa é de que, se estabeleça um indicativo de ação passível de desenvolver o projeto técnica e politicamente, a fim de contemplar este interesse da categoria.
O associado Nestor Rizzoto, autor da Tese de nº6, “ Identificacao elaboracao e descricao de nao conformidade NC dentro de uma industria”, traz em sua proposta de discussão uma descrição do cotidiano de um servidor na indústria. O conteúdo desta tese destaca a importância da capacitação do quadro de funcionários do Ministério da Agricultura. Bastante pertinente e de alta relevância para a categoria, o tema promete lançar luz à necessidade de um maior investimento na capacitação permanente dos TFFA, ao tempo em que reforça o merecido reconhecimento ao trabalho dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária para a sanidade alimentar da sociedade e para a geração de divisas para o Brasil.
A Tese nº 7, “Atribuicoes e Identidade Profissional”, têm como autores Ivalcir José Dalponte; Jacir Massi e Patrícia Dutra. Como o título denota, a tese propõe um debate sobre as atribuições dos Técnicos e Auxiliares Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária. Um tema que sempre suscitou preocupação, dúvidas e insegurança no exercício das funções destes profissionais será centro da discussão proposta e os participantes do VII CONTEFFA usufruirão mais uma excelente possibilidade de apropriação do conhecimento necessário para o exercício da função com segurança, com base na Lei 13.324 de 29 de julho de 2016. Considerando a experiência de luta classista dos autores, certamente o debate será proveitoso e esclarecedor.

Parceiros

  • Thermas Di Roma
  • Evento ALL