Histórico

 Associação Nacional dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária –  ANTEFFA

Entidade de classe de direito civil sem fins lucrativos com sede em Brasília – DF. Seus associados são os ocupantes dos cargos das Atividades Técnicas de Fiscalização Federal Agropecuária, de Agente de Atividades em Agropecuárias, Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal, Técnico de Laboratório, Auxiliar de Laboratório e Auxiliar Operacional em Agropecuária do Quadro de Pessoal do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, MAPA. Criada em 27 de agosto de 2002 hoje conta com associados em todo o território nacional. Tem como missão: “Unir, representar, defender e fortalecer a classe, propugnando pela elevação do nível sociocultural, moral, cívico, técnico e profissional, junto à sociedade civil em geral, poderes públicos e demais instituições”.
Em 2003 e 2004 a ANTEFFA realizou na cidade de Morrinhos (GO) o 1º e o 2º Encontro Nacional dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária, com um público de cerca de 50 associados, que contribuíram para a realização do 1º Congresso Nacional dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária realizado em Ilhéus-BA, cuja anfitriã foi a Associação dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária do Estado da Bahia – ATEFFA-BA, tido como um marco para a edição bianual do evento. O 2º Congresso foi realizado na cidade de Fortaleza – CE, tendo como organizadora a ATEFFA-CE, o 3º Congresso ocorreu na cidade de Ouro-Preto do Oeste – RO, organizado pela ATEFFA-RO. Já o 4º Congresso foi organizado pela ATEFFA-PR, tendo como sede a cidade de Foz do Iguaçu – PR. Neste congresso foi comemorado dez anos do movimento chamado de Pró-Técnico de Fiscalização Federal Agropecuária e contou com a participação de 369 congressistas. Além dos congressistas participaram deste evento inúmero familiares dos associados o que têm se constituído uma característica muito especial e contribuído para um ambiente propício na busca do conhecimento, a discussão dos problemas da classe e a integração entre os servidores e suas famílias. 
O 5º Congresso foi realizado nos dias 30 de julho a 02 de agosto de 2012, na cidade de Uberlândia – MG e teve como anfitriã a ATEFFA – MG. O tema central do V Congresso Nacional foi: “Juntos Com Responsabilidade, Cuidando das fontes Alimentares do Agronegócio Tendo Atitude Sustentável em Benefício do Homem” A organização do evento foi o ponto alto e preparou-se um grande projeto onde se desenvolveu atividades que, sem dúvida, proporcionaram integração, intercâmbio de conhecimento e capacitação para os participantes.
Nos dias 17 a 21 de novembro e 2014, no Hotel Dall’Onder situado na Bela Cidade de Bento Gonçalves, Região da Serra Gaúcha, sob o tema “A organização dos TFFA’s frente aos desafios do momento atual” foi realizado o 6º Congresso Nacional dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária, VI CONTEFFA, este evento foi marcante para a categoria, pois os organizadores colocou em prática um pleito de grande parte dos TFFAs de transformá-lo numa instância de debate mais focada nos problemas da categoria,  fugindo do “modelo capacitação”, desta forma, criou-se a possibilidade de apresentação de teses,  que foram eleitas, discutidas nas oficinas e submetidas à plenária. O Modelo foi aprovado pela categoria e  incorporado para ser adotado nos eventos seguintes.
Neste ano de 2016 com o tema “Fortalecendo a classe e contribuindo para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro” voltaremos a se reunir na cidade de Caldas Novas (GO), neste evento será mantido o mesmo formato do Congresso de Bento Gonçalves, serão debatidos temas pertinentes aos interesses das categorias, suas demandas relativas às condições de trabalho, política e organização da classe e também será eleita a sede do VII CONTEFFA. A apresentação de teses será mantida que deverão versar sobre os seguintes eixos temáticos: Plano de lutas da categoria; modernização do MAPA; ética na função pública, direitos e deveres do servidor público; o agronegócio brasileiro e a preservação ambiental.
Caldas se constitui como um dos mais importantes polos turísticos do estado de Goiás e tende a se tornar um grande polo turístico internacional, sua infraestrutura hoteleira conta hoje com mais de 80 hotéis, das mais diversas categorias, desde os mais sofisticados até os mais simples, todos dotados de piscinas termais para uso de seus hóspedes.


Até lá.

Parceiros

  • Evento ALL
  • Thermas Di Roma