Começaram os trabalhos para realização do VII CONTEFFA

Postado em 05/04/2016
Começaram os trabalhos para realização do VII CONTEFFA
Os trabalhos começaram nos dias 19 e 20 deste mês com a visita dos diretores da ANTEFFA à cidade de Caldas Novas (GO). A visita teve o intuito de verificar a estrutura da cidade, sua rede hoteleira e as demais condições para abrigar o VI Congresso Nacional dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária- VII CONTEFFA, importante evento editado bianualmente e que já se tornou tradição da categoria dos Técnicos de Fiscalização Federal agropecuária – TFFA’s.
A cidade de Caldas novas, POR QUÊ?
Analisa-se a possibilidade de realizar o VII CONTEFFA em Caldas Novas por se tratar de uma cidade que se constitui como um dos mais importantes polos turísticos do estado de Goiás e tende a se tornar um grande polo turístico internacional.
Sua infraestrutura hoteleira conta hoje com mais de 80 hotéis, das mais diversas categorias, desde os mais sofisticados até os mais simples, todos dotados de piscinas termais para uso de seus hóspedes.
Além das águas quentes, atração principal da cidade, existem outros pontos turísticos que merecem destaque:
Parque Estadual da Serra de Caldas Novas
O "Parque Estadual da Serra de Caldas Novas" (PESCAN) está localizado entre os municípios de Caldas Novas e Rio Quente, no Sudeste Goiano e distante somente 5 km do centro de Caldas Novas e a 174 km de Goiânia.
Possui uma área de 123 km2 em formato elipse, sendo o topo constituído de um grande platô, as laterais com encostas que formam muralhas naturais, e o sopé da serra fazendo divisão com fazendas e loteamentos urbanos.
Foi criado em 1970 com o objetivo maior de proteger a área de captação da chuva que abastece o lençol termal, principal agente no desenvolvimento do complexo turístico e de lazer que se estabeleceu na região, fazendo dos municípios de Caldas Novas e Rio Quente, o maior complexo hoteleiro do mundo a utilizar estes recursos termais em associação ao turismo.
Sua proximidade urbana facilita o acesso da comunidade e dos turistas, o que consequentemente obriga a um controle da visitação, de forma que o Parque cumpra sua missão de preservador do Cerrado e do manancial hidrotermal, pois a Serra de Caldas é importante ponto de recarga deste manancial.   Ao mesmo tempo em que promove a visitação, sem causar impacto negativo ao ambiente, o Parque é um agente ativo em Educação Ambiental junto à comunidade e espaço destinado à pesquisa do Cerrado.
O Lago Corumbá
O Lago Corumbá, sendo um dos melhores locais para praticar esportes náuticos, também é um local com natureza abundante proporcionando um passeio ecológico maravilhoso de barco, lancha ou Jet-Ski.
O Lago Corumbá, que abastece a Usina Hidroelétrica Corumbá I, de Furnas Centrais Elétricas, começou a ser formado em setembro de 1996. A cota (altura) máxima que o lago pode atingir é de 595 metros em relação ao nível do mar.
O perímetro do Lago de Corumbá é bastante recortado. Para circular todo o lago, uma pessoa teria de andar mais de 100 Km. A parte mais profunda do lago está próxima à barragem e atinge 90m de profundidade. Há lagos que demoram até três anos para voltarem a encher. Espera-se que o Lago Corumbá sofra alterações de no máximo 15m, na seca mais severa, ao passo que outros reservatórios chegam a perder até 25m.
Lagoa Quente
A Lagoa de Piratininga, também chamado de “Lagoa Quente”, é um dos pontos Turísticos mais bonitos de Caldas Novas.
A Lagoa Quente, oferece toda infraestrutura de camping, piscinas termais com nascente natural, quadras de areia e sauna.
A temperatura de suas águas podem chegar até 50 graus e está localizada à 6 Km do centro de Caldas Novas, às margens da estrada que liga Caldas Novas a Pires do Rio. Um lugar onde desfruta-se dos prazeres das águas quentes estando em contato direto com a natureza.
Hotéis visitados
Os Diretores da ANTEFFA, Laudelino Ritta, Afrânio Freitas e Gabriel Amorim visitaram o hotel Resort Rio Quente e o Privé Riviera Park Hotel. O Resort Rio Quente está localizado ao Sul do estado de Goiás, a 27 Km da cidade de Caldas Novas, e possui acesso por estradas e aeroporto. O Privé Riviera Park Hotel é o maior hotel de águas termais do Brasil que possui 14 piscinas, entre termais e frias. Entre elas está uma maravilhosa piscina coberta, 2 piscinas com cascatas, sauna e piscinas infantis com toboáguas. Conta com um centro de convenções que acomoda 500 pessoas e um restaurante bastante amplo, para 800 lugares. Hóspedes do Privé Riviera Park Hotel tem acesso ao Water Park, Clube Privé e Náutico Praia Clube, todos do complexo Privé Diversão.