A palestra “Aposentadoria no Serviço Público”, realizada na ATEFFA-PA, foi esclarecedora.

26 de Fevereiro de 2018

 

ATEFFA-PA realiza palestra sobre “Aposentadoria no Serviço Público”.

Foi realizada na sede social da ATEFFA-PA na sexta-feira, dia 23.02.2018 uma palestra sobre “Aposentadoria no Serviço Público” para os sócios ativos, inativos, pensionistas e servidores do Serviço de Pessoal.

Muitos associados procuram a ANTEFFA e sua assessoria jurídica na esperança de ouvir uma orientação taxativa, preferencialmente convergente com o seu desejo pessoal, seja de se aposentar, seja de seguir em atividade.

A resposta não é tão simples assim, tendo em vista que diversas variáveis fazem com que cada servidor seja um caso à parte neste processo levando-se em conta direitos, critérios de concessão, documentação, regras de integralidade e paridade, idade, tempo de serviço, tipos de aposentadoria, cálculos matemáticos, além de desvelar a influência das relações familiares e laborais na tomada de decisão da aposentadoria.

A palestra, ministrada pelo colega Luiz Antônio Santana Porto, do setor de recursos humanos da CEPLAC/SUEBA teve como principal objetivo, fazer com que o servidor reflita e fique alerta sobre direitos, riscos e consequências de decisões sobre o momento de se aposentar, especialmente por parte de servidores que preservaram a possibilidade de aposentadoria com proventos integrais, equivalentes à última remuneração. Pela parte da tarde, foi realizado atendimento individualizado aos associados.

Por último, mas não menos importante, é preciso mensurar o impacto que o status de “aposentado” trará para o servidor, sua saúde, suas finanças, suas relações familiares, etc. Algumas pessoas sonham com a aposentadoria, enquanto que, para outras, trata-se de um pesadelo. Não se deve menosprezar a relevância desta avaliação caso a caso.

A ATEFFA-PA parabeniza o colega Luiz Porto pela brilhante palestra, e deseja que seus associados tomem a decisão de se aposentar – ou não – fazendo as devidas ponderações e reflexões sobre os desdobramentos dessa decisão e no momento oportuno, lembrando que o assessoramento jurídico é sempre recomendável antes de se aposentar.

 



Escrever

Comentários (2)

Enviado em: 16/03/2018 17:21:10

Autor: JÉSU SILVA FERREIRA


Também gostaria de ter acesso a íntegra da palestra.


Enviado em: 13/03/2018 10:48:53

Autor: Jorge Henrique Sousa Saraiva


Gostaria se possível ler a palestra na íntegra. É de suma importância este tópico. Abraços, Jorge Henrique SFA/SE


Ver menos


{"controller":"comunicacao","action":"ateffas","id":"691","module":"default"}