Série Técnico Saudável- Abril- Cistite Intersticial

04 de Abril de 2017

 

Imagem:http://www.corinnaz.com.

Aqueles que cuidam com tanta atenção da saúde alimentar da sociedade também merecem, além do reconhecimento do seu trabalho, cuidados especiais.

Pensando nisto, a ANTEFFA propôs aos associados mais uma parceira. E sua contribuição vai fazer toda a diferença!

Trata-se da série “Técnico Saudável”, lançada em abril de 2016, que visa abordar temas do dia a dia relativos às principais causas de adoecimento dos servidores e seus familiares. Temos procurado trazer temas pertinentes ao cotidiano e que carecem de atenção especial.

Um ano depois, continuamos receptivos às sugestões e gratos pelo interesse e participação dos nossos associados!

Este mês, abordamos a “Cistite Intersticial“, um problema por muitos desconhecido  e de diagnóstico relativamente complexo, mas que quando identificado, o tratamento traz grande alívio! Algumas medidas simples também podem ajudar, por exemplo, exercícios leves, como ioga ou Pilates e o uso de roupas confortáveis que não pressionem a região.

 

Cistite Intersticial

A cistite intersticial é uma complexa doença crônica caracterizada pela irritação ou inflamação da parede da bexiga. Ela pode deixar cicatriz na bexiga, provocar um espessamento na sua parede, diminuindo a sua capacidade, associada a pontos de sangramento.

Quem é mais afetado

Os estudos indicam que 90% dos portadores da cistite intersticial são mulheres e apenas 10% são homens.

Estatísticas americanas revelam que a doença já acomete 1 milhão de pessoas. A doença se manifesta mais intensamente por volta dos 40 anos de idade e raramente acomete crianças.

Sintomas

Urinar mais de oito vezes por dia e à noite.

Dor no baixo ventre, sensação de pressão e sensibilidade aumentada ao redor da bexiga e períneo (área entre o ânus e vagina/escroto).

Dor durante o ato sexual.

Desconforto ou dor no pênis e escroto.

Os sintomas podem piorar durante a menstruação.

Deve-se excluir a infecção urinária ou outras doenças do trato urinário.

Efeitos da cistite intersticial na vida do paciente

A cistite intersticial é sem dúvida uma das mais importantes causas de desconforto no baixo ventre em mulheres. Frequentemente estas mulheres passam por diversos médicos e realizam vários exames antes que o diagnóstico correto seja identificado, causando grande ansiedade. Como o diagnóstico da cistite intersticial é difícil de ser feito e inicialmente, na maioria dos casos, não é encontrado nenhum problema anatômico, sugere-se que a causa seja emocional.

Erroneamente as mulheres são taxadas como estressadas e com desinteresse pelo ato sexual, gerando desajustes conjugais. Essas pacientes podem passar a manifestar fadiga excessiva, depressão, desânimo para as atividades do cotidiano, insônia e sonolência diurna. Além disso, estas mulheres têm sérias dificuldades e desconfortos no trabalho, em viagens e nas relações familiares.

Fatores que pioram

Bebida alcoólica; Alimentos ácidos (laranja, limão, abacaxi e etc.); Café; Chá preto; Alimentos condimentados; Bebidas gasosas; Relações sexuais; Estresse.

Fatores que melhoram

Urinar várias vezes; Analgésicos; Anti-inflamatórios.

Causas

A sua causa não é completamente conhecida e muitas teorias têm sido propostas como:

Agressão da bexiga por substâncias tóxicas da urina.

Doença autoimune (as células do próprio corpo lesam a bexiga).

Defeito na permeabilidade da parede da bexiga.

Diagnóstico

Não há um exame que sele o diagnóstico da cistite intersticial. Mas ele pode ser realizado através dos resultados da somatória de exames como o aspecto clínico, o diário miccional, o índice de sintomas, a urodinâmica e a cistoscopia, além de ser necessário afastar qualquer outro tipo de doença urinária.

Tratamentos conservadores

Dieta; Psicológico; Amitriptilina (antidepressivo); Anti-histamínico; Ciclosporina;

Pentosan polissulfato; Intravesical; DMSO; Pentosan polissulfato; BCG;

Ácido hialurônico.

Cirúrgicos

Botox; Hidrodistensão; Derivação urinária; Neuromodulação sacral; Cistoplastia para aumento vesical.

Fonte: https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/nucleo-avancado-urologia/Paginas/cistite-intersticial.aspx

Fonte imagem: www.wixsite.com



Escrever

Comentários (0)

Sem comentários, seja o primeiro a comentar clicando aqui.



{"controller":"comunicacao","action":"anteffa","id":"613","module":"default"}